ARQUIVOLOGIA, LINGUAGEM E TECNOLOGIA: nivelamento e letramento na universidade (2019-Atual)

Eliete Correia dos Santos – Coordenadora / Suerde Miranda de Oliveira Brito / Sânderson Lopes Dorneles

Este projeto é vinculado ao programa de extensão SEMINÁRIO DE SABERES ARQUIVÍSTICOS: TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E PRÁTICAS. Em virtude das inúmeras atividades do Seminário de Saberes Arquivísticos SESA, há doze anos, e pelo diagnósticos do perfil do ingresso dos discentes da Universidade Estadual da Paraíba, nesta edição do Probex, busca-se ampliar o conhecimento de leitura, de escrita e de letramento digital dos alunos de Arquivologia para usar a Web 2.0 em atividades de ensino, pesquisa e extensão com correção e clareza. Para isso, os objetivos específicos são: promover cursos, minicursos de capacitação de uso de software necessários para o letramento acadêmico; capacitar os alunos para utilizar a plataforma Moodle; promover cursos de nivelamento de gramática, leitura, escrita e estatística para trabalhos acadêmicos; promover cursos de gêneros acadêmicos orais e escritos; promover curso de oratória; capacitar os alunos para colaborarem com a manutenção do site e do canal do Youtube do SESA. Entende-se seu público alvo, os alunos de Arquivologia, diretamente, ou do Campus V e comunidade em geral. Acredita-se que associar práticas extensionistas ao ensino e à pesquisa contribuirá para estimular a aprendizagem e a formação integral dos educandos e habilitá-los a lidar com múltiplos letramentos.