Tiago Braga da Silva

O usuário deve ser considerado pela comunidade arquivística como uma fonte essencial de dados para a análise, implantação e reformulação da gestão arquivística. É significativo entender os usos dados à informação arquivística pelo usuário e identificar que ações são por eles realizadas para que seja possível aprimorar e desenvolver novos serviços de transferência da informação arquivística. Neste sentido, a pesquisa estuda o tema “usos e usuários da informação arquivística”, para responder as questões: Quais são as demandas e como se dá os usos da informação arquivística necessária à realização das atividades profissionais dos servidores lotados na Seção de Benefícios e Vantagens (SBV)1 do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)? O estudo de usuário é estratégico, podendo ser considerado, como um item importante da gestão de documentos, pois contribui para elevar e medir a qualidade dos serviços prestados pela instituição arquivística ou serviços de arquivo, podendo ainda mostrar caminhos para implementação de novos serviços. Buscar respostas para problemas arquivísticos em uma instituição a partir do usuário configura-se um caminho a ser cada vez mais explorado.

Texto completo disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11843/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL.pdf?sequence=1&isAllowed=y