AÇÕES EDUCATIVO-CULTURAIS EM ARQUIVOS LUSÓFONOS: uma proposta teórico-metodológica à comunidade de países de língua portuguesa-CPLP (2019-Atual)

Eliete Correia dos Santos

Os acervos documentais em suas potencialidades de diálogo com os sujeitos sociais, na educação formal e informal, possibilitam a construção de uma cultura a partir do reconhecimento e conscientização social em relação à importância dos arquivos enquanto patrimônios responsáveis pela memória e pelo conhecimento da sociedade e promotores de democracia e da cidadania. Essa relação dos Arquivos com a Educação vem sendo objeto de interesse de um número significativo de pesquisadores, uma vez que várias ações educativas são propostas a partir de peças documentais avulsas retiradas de seu contexto de produção, tanto para o trabalho pedagógico e/ou de difusão de acervos. Observa-se que alguns arquivos públicos atendem ao seu usuário sempre que são solicitados, entretanto não se percebe se há um projeto contínuo para atendimento à comunidade acadêmica e escolar, por isso não se sabe quais as ações educativas desenvolvidas nos arquivos nacionais dos países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP, especialmente nos arquivos no Brasil e em Portugal. Também se questiona, caso não haja ações sistematizadas, quais práticas educativas podem ser sugeridas a fim de aproximar a escola e os professores dos arquivos? O objetivo geral deste projeto é apresentar uma proposta teórico-metodológica de ações educativo-culturais para arquivos nacionais dos países da CPLP. Para fundamentar a Educação Patrimonial e Cultural, optou-se pelos estudos do Círculo de Bakhtin para o desenvolvimento de cultura e princípio dialógico de linguagem; a teoria sistémica, holística e literacia informacional para embasar o processo relacional interdisciplinar com a área de Educação, Ciência da Informação e Arquivologia. Utilizou-se o método quadricular (SILVA, 2013). Trata-se de uma pesquisa documental para selecionar os dados e de uma pesquisa interpretativista, de cunho quanti-qualitativo, exploratório e descritivo. O corpus constitui-se de documentos impressos e eletrônicos, diário de pesquisa e entrevista semiestruturada realizada com os funcionários dos arquivos de Portugal e Brasil. Para atingir o objetivo principal, são traçadas as seguintes metas: fazer um levantamento dos arquivos que desenvolvem ações educativas em Portugal e Brasil; fazer um perfil das atividades educativas desenvolvidas pelos arquivos nacionais dos dois países citados anteriormente; analisar as ações educativas, tomando como base as LDB desses países, e apontar implicações quanto à formação cidadã de usuários resultante das atividades investigadas. Como resultado esperado, acredita-se que o projeto possibilite a reflexão sobre a superação da visão tradicional do arquivo concebido como um espaço reservado a um grupo restrito de usuários e fomente a discussão, com uma perspectiva plural, social e cultural mais ampla do arquivo, enquanto serviço público dedicado à difusão do patrimônio cultural; espera-se, também, oportunizar orientação para professores das possibilidades de aprendizagens significativas por intermédio de uso dos arquivos públicos. Nesse sentido, o diálogo da Ciência da Informação e Arquivologia com a Educação. A Linguística é de relevância para o debate de questões epistemológicas que podem ser avançadas a partir de estudos interdisciplinares no que se refere à produção de conhecimento potencializada pelos acervos.