ACERVO ARTÍSTICO DA UFMG: política de preservação no âmbito universitário (2015-atual)

Letícia Julião – Coordenador / Ana Martins Panisset

O acervo artístico da UFMG, com aproximadamente 1500 obras, é formado por objetos, pinturas, gravuras, esculturas religiosas que remontam ao séc. XVI. Parte desse acervo, especialmente obras das coleções Amigas da Cultura, Brasiliana e Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, encontra-se acondicionada em uma reserva técnica no 4º pavimento da Biblioteca Central. As demais obras estão distribuídas pelas 34 unidades da UFMG no Campus Pampulha, Campus Saúde e unidades do centro de Belo Horizonte, como também em outras cidades como Tiradentes e Diamantina. O projeto tem o propósito de formular diretrizes para a uma política de gestão do Acervo Artístico da UFMG, articulando a salvaguarda e comunicação patrimonial aos propósitos indissociáveis do ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Em observância aos preceitos da Museologia, o código de ética do Conselho Internacional de Museus – ICOM e a vocação universitária desse patrimônio serão desenvolvidas iniciativas coordenadas tais como a elaboração de um plano museológico, a organização da Reserva Técnica, a catalogação das obras e realizações de exposições temporárias. Todas essas iniciativas concorrem para institucionalizar uma política para o acervo artístico da UFMG, legitimando o seu estatuto patrimonial. Concretamente significa sublinhar, no cenário universitário, o valor cultural e científico desse acervo, reforçando suas conexões tanto com a comunidade interna quanto externa à UFMG.