Integrantes: José Mauro Gouveia de Medeiros – Integrante / Eliane Braga de Oliveira – Coordenador
A pesquisa identifica os atores sociais de memória nos órgãos da administração direta sediados em Brasília e analisa o papel dos sistemas de informações gerenciais dos órgãos públicos brasileiros no que tange, em sua concepção e finalidades, à preservação da memória das ações do Estado. Estabeleceu-se, como amostra, o conjunto de vinte e quatro ministérios da administração pública federal, para visita e aplicação de questionário visando à obtenção de dados. Verificou-se que os órgãos setoriais e seccionais do SIGA são os responsáveis pelas atividades relativas à preservação da memória documental e pela preservação dos registros das ações do Estado brasileiro nos ministérios. Em geral, estas unidades são os arquivos gerais, os protocolos ou as coordenações de documentação. A partir das informações obtidas nos documentos normativos e nas entrevistas realizadas, foi possível observar que as ações voltadas para a preservação da memória documental estão fortemente vinculadas ao funcionamento de um programa de gestão de documentos, operacionalizado pelas unidades de arquivo. Essas ações não estão associadas a uma política institucional de preservação da memória, mas sim à necessidade de atender à legislação arquivística brasileira.