Izângela Maria Sansoni Tonello de Oliveira
A informação, seja ela, apresentada de forma escrita, oral, audiovisual, tridimensional é o elemento básico para a produção e disseminação do conhecimento, reconstrução da história e consequentemente a preservação da memória de uma sociedade. Para que possa ser compreendida e comunicada, é preciso que seja externalizada de alguma forma ou fisicamente evidenciada. Isso posto, é fundamental que essa informação permaneça no tempo e no espaço, para que possa ser acessada e disponibilizada e nesse sentido, seu registro torna-se imprescindível. Na perspectivade bellotto (2004, p. 35), documento […] é todo e qualquer elemento gráfico, iconográfico, plástico ou fônico pelo qual o homem se expressa. […] a legislação, a estampa, a tela, aescultura, a fotografia, […]. (2004, p. 35). É fato que, informações registradas e não disponibilizadas, não alcançam seu objetivo pleno que é embasar promover o conhecimento e odesenvolvimento da humanidade. É importante ressaltar, que não há, pois, tomada de decisões, memória coletiva ou individual, história ou ainda mais especificamente informações a serem resgatadas se não houver os fatos registrados e preservados em suportes informacionais. Em decorrência, a instituição responsável pela produção e/ou armazenamento deve conscientizar-se, primeiramente, do valor do acervo como detentor de informações essenciais para a disseminação de conhecimento, tomada de decisões, pesquisas e também, resgate da memória e, a partir disso preocupar-se efetivamente com ações pertinentes à preservação e à conservação dos documentos. Portanto, para que as informações sejam posteriormente disponibilizadas e acessadas, é fundamental a adoção de algumas metodologias relacionadas à organização, preservação, conservação, restauração, assim como a conservação preventiva, desde a sua recepção nas unidades informacionais, até a sua guarda definitiva. Em que pese o relevante papel das fontes on line, esse cenário, muitas vezes, não valoriza de forma justa, a informação registrada fisicamente, seja ela em forma de textos, áudio, vídeo ou imagem. de acordo com esse contexto, evidencia-se a necessidade de estudos relacionados aos acervos físicos custodiados nas inúmeras unidadesinformacionais, que por diferentes razões são relegados à segundo plano o que resulta, geralmente, na deterioração e consequentemente na perda das informações. Isso posto, evidencia-se a importância da preservação, que costa (2003, p.3) define como […] conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a proteção do patrimônio. ex.: leis, campanhas, congressos etc. Já a conservação, segundo a mesma autora, consiste no […] levantamento, estudo e controle das causas de degradação, permitindo a adoção de medidas de prevenção. É um procedimento prático aplicado na preservação. ex.: diagnóstico, monitoramento ambiental, vistoria, etc. dos suportesinformacionais. Além disso, há a relação intrínseca entre a informação e o documento como subsídio para pesquisas em inúmeras áreas do conhecimento, assim como, para a construção damemória individual, institucional e coletiva. Dada a importância e necessidade da organização, preservação e conservação para a disseminação de informação como fonte de geração de conhecimento, justifica-se a necessidade de estudos a respeito de procedimentos de organização, preservação e conservação em unidades informacionais. É razoável mencionar também que a escassez de bibliografia e poucas análises acerca do tema, incitam para o aprofundamento nas questões propostas, possibilitando novas reflexões, trazendo contribuições para a área daciência da informação e consequentemente, atendendo às necessidades e expectativas da comunidade e dos usuários dessas informações.