A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CENÁRIO ARQUIVÍSTICO: uma contribuição teórico-aplicada (2019)

Renata Lira Furtado

Identificar a inserção da temática Competência em Informação no cenário arquivístico é o
eixo da presente pesquisa, considerando ser a Competência em Informação uma disciplina
relevante para a sociedade diante dos avanços tecnológicos, da necessidade do indivíduo
de desenvolver habilidades para lidar com a informação e usufruir dos recursos tecnológicos
e a Arquivologia uma ciência cujo objeto é a informação. A pesquisa está calcada em três
pilares da Arquivologia: a produção científica da área, os cursos de formação superior e a
atuação profissional do arquivista. Por meio desses pilares foram elaborados os objetivos
específicos que desencadearam o desenho do percurso metodológico dividido em três fases
que propiciará alcançar o objetivo principal da pesquisa. A Fase 1 “Sistematização dos
temas de pesquisa” foi construída por meio da Pesquisa Bibliográfica, com o intuito de
sustentar teoricamente as fases seguintes e traçar um panorama sobre as áreas e suas
inter-relações. A Fase 2 “Desenvolvimento do Estudo de caso” foi dividida em três etapas de
acordo com os objetivos propostos: A primeira etapa desenvolvida por meio da Revisão
Bibliográfica Sistemática, objetivou identificar a situação da Competência em Informação na
produção acadêmico-científica da Arquivologia, cujos resultados apresentaram no cenário
internacional pesquisas com os termos Archival Literacy, Archival Intelligence e Literacy with
primary sources configurados teoricamente como uma vertente arquivística da Information
Literacy e no cenário nacional os resultados evidenciaram uma baixa produção bibliográfica,
diante de uma relação ainda pouco explorada no Brasil, mas com elevado potencial de
pesquisa; a segunda etapa visou identificar a inserção da Competência em Informação na
formação em Arquivologia, desenvolvida por meio da Pesquisa documental nos Projetos
pedagógicos, matrizes curriculares e ementas disciplinares das 16 universidades brasileiras
que ofertam a graduação em Arquivologia, os resultados apontaram que embora não
apareça de forma explícita, os princípios da Competência em Informação permeiam todos
os documentos norteadores do ensino e a terceira etapa visou identificar o papel da
Competência em Informação na atuação profissional do arquivista por meio da aplicação de
um questionário, cujas respostas apontaram a necessidade de inserção da temática na
formação do arquivista, considerando que os profissionais que já ocupam postos de
trabalho, identificam, mesmo sem o conhecimento teórico, a relevância dessas habilidades
para a prática cotidiana do arquivista. A Fase 3 propôs o desenvolvimento de subsídios
teórico-práticos da Competência em Informação aplicáveis à Arquivologia, cujo produto
configurou-se no instrumento “Dimensões Conceituais para inserção da Competência em
Informação no cenário arquivístico brasileiro” elaborado pela triangulação dos resultados
obtidos nas fases 1 e 2, com o propósito de que esse instrumento se configure como o
embasamento teórico-conceitual para que os preceitos da Competência em Informação
sejam inseridos no âmbito da Arquivologia, no eixo da formação e atuação profissional e na
construção de um arcabouço teórico relevante que atenda tanto o universo acadêmicocientífico arquivístico, como das demais disciplinas que estabelecem relações com a
Arquivologia e, principalmente possa ser refletido em ações concretas que beneficiem a
sociedade como um todo.

Texto completo disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/180950/furtado_rl_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y

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