Esta dissertação tem como foco de pesquisa o uso de ambientes virtuais de ensino aprendizagem (AVEA) na capacitação de servidores com a finalidade de preservar o patrimônio documental da Universidade Federal do Rio Grande- FURG (FURG). Buscou-se sensibilizar os dirigentes da Instituição sobre a importância da criação de um curso de capacitação na modalidade EaD, estudar a plataforma Moodle para o desenvolvimento da proposta do Curso Piloto de Noções de Arquivo na modalidade EaD e difundir noções de arquivologia como forma da preservação da memória institucional. Esta pesquisa é considerada aplicada, por sua natureza, e qualitativa, quanto à forma de abordagem do problema. É preciso que as instituições entendam a necessidade de arquivar os documentos de forma adequada e que possibilitem aos seus servidores a participação em cursos de capacitação a fim de preservar a memória da instituição. O curso foi preparado e ministrado pela pesquisadora juntamente com um servidor da área de TI berm como uma Arquivista com ampla experiência em Conservação e Restauração. Também foi possível oportunizar a criação de uma turma exclusiva para os alunos em parceria com a CGU a fim de tratar do tema da Lei da Acesso a Informação. Especialmente nesta pesquisa, a preservação da memória documental arquivística está contemplada uma vez que o curso atingiu os objetivos propostos e os alunos puderam perceber que o cuidado com a documentação se dá desde o início, a partir do momento de sua criação e não apenas no momento em que esta passa a ser guardada no arquivo.
Texto completo disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/11051/SCHWARZBOLD%2c%20KARIN%20CHRISTINE.pdf?sequence=1&isAllowed=y