O Decreto 8.539 de 08 de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo, impôs uma nova realidade aos órgãos da administração pública brasileira ao fomentar a utilização do meio eletrônico para a realização do processo administrativo. A pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a utilização do processo administrativo eletrônico impactou nos procedimentos e operações técnicas da gestão de documentos Arquivísticos e verificar se a gestão de documentos se alterou no ambiente digital. A produção de documentos Arquivísticos em meio digital, como os processos administrativos eletrônicos, é a realidade da administração pública brasileira, o que estima a realização de estudos sobre como gerir a documentação produzida e como preservá-la a longo prazo. Os autores analisados têm demonstrado que a gestão de documentos em ambiente digital parte dos mesmos fundamentos teóricos e metodológicos da gestão de documentos em ambiente não digital, porém requer uma análise através de diferentes perspectivas, tendo em vista as especificidades desses documentos Arquivísticos. A metodologia adotada nesta pesquisa é caráter descritivo e qualitativo, quanto a técnica de coleta de dados será um estudo de caso a partir da realidade observada na Universidade de Brasília. Com esse estudo espera-secompreender como a administração pública brasileira realiza a gestão da sua documentação arquivística em ambiente digital.
Texto completo disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48941