OS REGISTROS DA ESCOLA NORMAL, BRASIL E PORTUGAL: histórias, memórias e práticas de escrituração no início do século XX (2005-2010)

Integrantes: Eva Cristina Leite da Silva – Coordenador / Maria Cristina Menezes – Integrante.

O projeto inserido no âmbito do doutoramento, tem como propósito o estudo das práticas de escrituração em duas Escolas Normais, uma delas no Brasil, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, e a outra em Portugal, na cidade de Lisboa. Ao se percorrer o processo de produção das fontes documentais primárias, considera-se, sobretudo, a constituição dos arquivos históricos e a preservação dos mesmos. Através das escriturações mantidas nas instituições foram realizados levantamentos e inventários dos documentos mapeando as produções documentais. O período central da pesquisa remete as primeiras décadas do XX, quando as escolas passaram pela denominação: Escola Normal Primária. Os arquivos históricos escolares possibilitam e fomentam questionamentos sobre as práticas escolares, trazendo indícios a respeito do cotidiano escolar, da organização política pedagógica da instituição, da vida de alunos e sua comunidade. Tem como objetivo, através do conhecimento e da organização dos registros documentais das instituições, levantar as aproximações e distanciamentos entre eles, e demonstrar a formação tipológica dos arquivos escolares, que são patrimônio documental histórico em risco, o que consequentemente, salienta a necessidade de discussão e inserção de políticas públicas em prol do patrimônio histórico escolar.

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