Integrantes: Aline Carmes Krüger – Coordenador / Luciana Bergamo Marques – Integrante / Miguel Angelo dos Santos Demetrio – Integrante / Estela Campello Silveira – Integrante / Iuri Ianiski de Moura – Integrante / Luciana Wrege Rassier – Integrante / Sergio Romanelli – Integrante / Veronica Pereira Orlandi – Integrante / Angelo Cubas Castro – Integrante.
O setor de obras raras da BU/UFSC detém em seu patrimônio um acervo documental de manuscritos ainda inéditos no que diz respeito a sua transcrição e disseminação. Os manuscritos que serão tratados neste projeto pertencem ao acervo de correspondências do século XIX das colônias de Blumenau, Teresópolis, Santa Isabel, Vargem Grande, Luis Alves e São José, do Estado de Santa Catarina. A conservação, transcrição paleográfica, tradução e digitalização dos manuscritos têm como objetivo restabelecer o material dos danos já ocorridos e disponibilizá-lo por meio da transcrição, tradução e digitalização para pesquisa. Destacamos o ótimo resultado obtido com os projetos de extensão números 201921939, 201918829 e 202117594. O primeiro passo para a realização da análise paleográfica será a transcrição dos manuscritos. Para que seja possível o uso dos documentos no futuro, é necessário que se realizem ações de conservação. Deste modo, a conservação contemplará exame detalhado do estado de conservação dos documentos, higienização, pequenos reparos e acondicionamento. A digitalização será realizada em parceria com o Arquivo Central da UFSC e a tradução em parceria com o Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da UFSC. O setor de obras raras da BU/UFSC orientará o processo de indexação e disponibilização do arquivo digital em PDF/A no Repositório Institucional da UFSC, na coleção ACOM Acervo Catarinense de Originais Manuscritos”. O trabalho de conservação, transcrição e digitalização destes manuscritos está permitindo um melhor acesso e interpretação dos mesmos para os pesquisadores e proporcionando aos discentes conhecer, antes de tudo, a história, a língua e a forma de escrita na época da inscrição, além do exercício das práticas de conservação, transcrição paleográfica e digitalização. A extensão neste projeto tem caráter educativo no sentido de tornar os discentes aptos a utilizarem o conhecimento adquirido em sala de aula em suas futuras atividades profissionais.