O objetivo do estudo é analisar as bases teóricas da aplicação e do desenvolvimento da gestão por processos em conjunto com a gestão de documentos na Seção de Protocolo e Arquivo da Diretoria de Saúde da Aeronáutica. Pretende-se conhecer os métodos e ferramentas da gestão por processos e da gestão de documentos preconizados na literatura, buscando identificar aquelas que se aplicam às necessidades da Seção de Protocolo e Arquivo Geral. Para em seguida, analisar a estrutura e o funcionamento da Seção, considerando suas inter-relações com os demais setores da Diretoria. Após essas fases de estudo, foi possível estabelecer uma interação entre os referenciais teóricos analisados buscando identificar melhorias para a Seção de Protocolo. O estudo analisa a gestão por processos que vem assumindo posição de destaque como metodologia de gestão nas empresas que buscam eficácia e eficiência nos seus processos de trabalho. E a Diretoria de Saúde da Aeronáutica como órgão público federal busca adequar suas práticas de gestão ao atual mercado competitivo no Brasil e no Mundo. Aponta-se como hipótese de estudo que o grande problema no funcionamento da Seção de Protocolo e Arquivo Geral, é a falta de processos e procedimentos de gestão documental padronizados de acordo com as melhores práticas e alinhados com as demais áreas. Condições estas que poderiam ser alcançadas através da implementação da gestão por processos. Os resultados elencados demonstraram a importância da gestão por processos de negócios (BPM) aliada à gestão de documentos arquivísticos na Seção de Protocolo. Ao final foi possível propor modelagens de processos que permitiram a visualização dos gargalos existentes nas atividades da seção. Foi percebida a necessidade de manutenção dos programas e políticas existentes que deve ser realizada de maneira contínua pela organização. Assim como, o treinamento e atualização dos conhecimentos do efetivo através de cursos e palestras.
Texto completo disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/12694