LINGUAGEM, ARQUIVOLOGIA E TECNOLOGIA: o software “Estrela de Davi” do projeto SESA (2015-2019)

Eliete Correia dos Santos

O projeto Linguagem, Arquivologia e Tecnologia: o Software ?Estrela De Davi? do Projeto Sesa aborda sobre a temática de multi(letramentos) necessários para a formação dos discentes de arquivologia e/ou ciência da informação, é a continuação da pesquisa realizada no curso de Arquivologia e ampliada, a partir de 2014, a três universidades portuguesas: Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto. Desenvolveu-se um projeto piloto de ensino de gêneros acadêmicos o qual se tornou objeto de estudo do nosso doutorado, com o intuito de preparar os alunos na futura produção de suas monografias e trabalhos acadêmicos, nas disciplinas de Metodologia Científica e Oficina de Texto II do segundo período do curso de Arquivologia da UEPB, entre 2007.2 e 2010, esse projeto piloto interdisciplinar, doravante Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), buscou inseri-los no universo acadêmico e incentivá-los a participar da iniciação científica na área de Arquivologia. Assim, criou-se o esquema Estrela de Davi para planejar o gênero acadêmico e acredita-se que ele pode ser um caminho trilhado no futuro com contribuições à comunidade acadêmica a partir de uso de tecnologias, assim se imagina que será preciso pensar a ampliação do esquema em cronotopo virtual e presencial com a construção de um software que auxilie o professor e o aluno a organizar seu projeto enunciativo, possibilitando a criação de um ambiente de gestão do conhecimento e práticas de uso e aprendizagem continuada, por meio das lições aprendidas. Por isso, o objetivo deste projeto é desenvolver o software ?Estrela de Davi? para que a teoria desenvolvida na proposta dialógica de ensino possa ser testada. A proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos é vivenciada na Universidade Estadual da Paraíba, Universidade do Porto-PT, Universidade de Coimbra-PT, Universidade Politécnico do Porto-PT à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas, ao discurso de outrem na fronteira da interação verbal e ao próprio ato responsável na universidade e na vida. Os objetivos específicos são: 1. Promover cursos, minicursos de capacitação de uso de software ?Estrela de Davi? necessários para o desenvolvimento do planejamento de um gênero acadêmico; 2. Criar a página oficial do projeto SESA de acordo com a arquitetônica arquivista de acesso à informação como forma de recuperar a informação com mais facilidade e; 3. Registrar, no site, a memória do Projeto SESA de 2007 a atualidade, com o intuito de prover uma base de conhecimentos de todas as experiências vivenciadas. O objeto de extensão e pesquisa, o ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia e Ciência da Informação, conjuga ações de natureza linguística, pedagógica e de Ciência da Informação. Dadas às várias faces do objeto, acreditamos que é preciso olhá-lo de forma interdisciplinar e a tecnologia é um aliado nessa fronteira.