AÇÕES EDUCATIVO-CULTURAIS E METODOLOGIAS DECOLONIAS EM ARQUIVOS (2023-Atual)

Eliete Correia dos Santos

Desde as cotas 2019 a 2022, a relação dos Arquivos com a Educação é nosso interesse de pesquisa. Observa-se que há arquivos públicos atendem ao seu usuário sempre que são solicitados, porém não se percebe se há um projeto contínuo para atendimento à comunidade escolar, por isso não se sabe quais escolas já participaram de ações educativas desenvolvidas em João Pessoa e se os arquivos refletem a diversidade dos sujeitos e das culturas que dão forma à nossa sociedade e à nossa história nestas práticas educativas. A problematização é: Quais escolas já visitaram os arquivos? Os arquivos refletem a diversidade dos sujeitos e das culturas que dão forma à nossa sociedade e à nossa história? O objetivo geral é analisar se os arquivos refletem a diversidade dos sujeitos e das culturas que dão forma à nossa sociedade e à nossa história a partir do acesso ao cidadão e à instituição escolar. Trata-se de uma pesquisa documental para selecionar os dados e de uma pesquisa interpretativista, de cunho quanti-qualitativo, exploratório e descritivo. O corpus constitui-se de documentos impressos e eletrônicos, diário de pesquisa e entrevista semiestruturada realizada com diretores das escolas estaduais de João Pessoa. Como resultado esperado, acredita-se que o projeto possibilite a reflexão sobre a superação da visão tradicional do arquivo concebido como um espaço reservado a um grupo restrito de usuários e fomente a discussão, com uma perspectiva plural, social e cultural mais ampla do arquivo, enquanto serviço público e privado dedicado à difusão do patrimônio cultural.