CRIAÇÃO DA EJAB- EMPRESA JUNIOR DE ARQUIVOLOGIA E DE BIBLIOTECONOMIA FASE 2 (2023-2023)

Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira

As empresas juniores promovem a capacitação dos estudantes, através da experiência prática com as organizações, permitindo que os estudantes conheçam os desafios de cada organização e propondo soluções adaptadas para cada uma delas. Isso ocorre, com a ajuda dos professores e do suporte acadêmico próprio das universidades. O objetivo principal do projeto é criar uma empresa júnior para contemplar os cursos de Arquivologia Biblioteconomia, ambos, fazem parte do Departamento de Ciência da Informação. Para isso, as ações desenvolvidas até o momento, estão centradas no levantamento e na elaboração de documentos, necessários para a formalização da Empresa Júnior- EJAB. Nesse contexto, desenvolveu-se ações para sensibilizar a comunidade acadêmica, principalmente estudantes e professores, a se engajar nas ações da empresa júnior, através de reuniões, levantamento de informações relevantes para a elaboração dos documentos fundamentais, composição de chapa para definir os membros da empresa Júnior, bem como o processo de eleição. Isso gerou uma rica interação entre os estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia que promoveu o levantamento das atividades que serão oferecidas futuramente ao público alvo da EJAB, no caso, as empresas interessadas em soluções relacionadas aos serviços de informação. Elaborou-se ainda a solicitação de aquisição de itens fundamentais para a Empresa Júnior, como material de escritório e material gráfico. Identificou-se a documentação necessária para a formalização da empresa Júnior dentro e fora da UFPB. O projeto encontra-se na fase de formalização da eleição, através do sistema SIGEleição da UFPB. O desenvolvimento de logotipo e das redes sociais, emails, cadastros, etc. encontra-se em andamento, bem como, o plano de negócios. Os desafios na realização do projeto são de ordem financeira, pois não foi possível executar, esse ano, os serviços de pessoa jurídica, necessários para a concretização do CNPJ da empresa. A experiência é muito positiva para o estudante, pois permite a sua imersão no cenário prático de funcionamento de uma empresa, como negócio e não como expertise técnica de uma área específica da Ciência da Informação. Atuar como consultor em uma empresa júnior permite ao estudante expandir os conhecimentos teóricos da área e desenvolver uma nova competência, a de gestor de um negócio. Isso serve para enriquecer a formação do estudante e para contribuir com a sociedade.