ARRANJO E DESCRIÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL – TRE: Comarca de Borba e Comarca de Humaitá (2016-2016)

Rodolfo Almeida de Azevedo

Este trabalho consiste na atividade de arranjo e descrição dos arquivos eleitorais dos municípios amazonenses de Borba e Humaitá custodiados no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas ? TRE, em Manaus-AM.. Referente a comarca de Borba, como é conhecida entre os funcionários do TRE, foram encontrados 203 documentos, datados de 1921 a 1976, entre os quais podemos destacar: Autos de Inscrição Eleitoral, Autos de Ação Criminal, Autos de Transferência, Habilitação do Eleitor, entre outros. Sobre a Comarca de Humaitá foram encontrados 337 documentos, datados entre os anos de 1970 e 1974, dentro os quais podem citar: Autos de Inscrição, Autos de Justificação, Circular de Polícia, entre outros. Tais documentos são de extrema importância por registrarem a própria história das eleições no Amazonas, revelando os indivíduos que fizeram parte desse momento. Quanto a questão metodológica, para a elaboração do quadro de Arranjo seguiremos os procedimentos elaborados por Bellotto (2006), no que concerne a atividade de descrição, que se resume a catalogação e elaboração de um catálogo seguiremos os procedimentos adotados por Lopes (2002). A execução do presente projeto proporcionará aos discentes envolvidos experiências práticas no que tange às atividades de Arranjo e Descrição de documentos.

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