ARQUIVO O QUÊ? DIVULGANDO O CURSO DE ARQUIVOLOGIA NAS ESCOLAS DE MANAUS (2016-2016)

Rodolfo Almeida de Azevedo

O curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas foi criado no ano de 2009, através do programa Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ? REUNI, do Governo Federal. Foi criado pelo então Departamento de Biblioteconomia, que, mediante um projeto de pesquisa o qual tinha por objetivo identificar a situação do mercado de trabalho para o profissional arquivista nas esferas pública e privada da cidade de Manaus concluiu que era imperiosa a necessidade desse profissional, justificando-se assim a criação do referido curso. No entanto, por ser uma área nova na região, o primeiro curso da região norte, há um desconhecimento tanto do mercado de trabalho, quando dos estudantes de ensino médio que almejam adentrar na universidade, sendo um desafio continuo a divulgação do curso. Esse desconhecimento ficou eternizado na frase Arquivo o quê?, pois, quando o discente explica qual curso realiza, as pessoas, por desconhecerem o termo, acabam pronunciando a referida frase, buscando identificar se a pessoa ouviu corretamente o termo, ou associa-se ao curso de Arqueologia. Quando compreende o termo Arquivologia, associa-se as atividades do Bibliotecário ou ao Historiador. Fica nítida essa afirmação ao deparar-se com os calouros do curso, principalmente os advindo do Processo Seletivo Continuo ? PSC, que acabam tendo concepções deturpadas do que vem ser o curso de Arquivologia, hipótese a qual pode ser motivo do alto grau de evasão. Diante disso, a presente proposta de atividade de extensão, cujo objetivo é divulgar o curso de Arquivologia da UFAM, bem como as atribuições concernentes ao profissional arquivista, vem tentar minimizar esse desconhecimento, apresentando aos alunos de ensino médio um pouco da área da Arquivologia, seus afazeres e também as perspectivas de mercado de trabalho. Espera-se que este projeto venha contribuir para o esclarecimento sobre a área e que os discentes que encontram-se na fase de pensar as áreas que irão cursar no nível superior, possam ter esse conhecimento e assim deter mais essa possibilidade de carreira.