DINÂMICAS E DESAFIOS DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (2017)

Miriane da Conceicao Fiuza

Este trabalho na modalidade Relatório Final de Pesquisa possui como objeto a gestão de documentos no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CETEC/UFRB). Indagando como as práticas da gestão de documentos têm sido adotadas no âmbito do Centro. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as práticas da gestão de documentos adotadas no âmbito do CETEC/UFRB, objetivando a racionalização, transparência e eficiência administrativa e pedagógica assim como a preservação do patrimônio documental de interesse histórico e cultural. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória-descritiva, caracterizada por estudar as particularidades da gestão de documentos no âmbito Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, utilizando-se técnicas mistas de coleta de dados como entrevista semiestruturada e observação sistemática. Para tanto se escolheu fazer uso do estudo de caso. O universo da pesquisa foi constituído pela Diretoria no CETEC/UFRB, bem como pela Gerência Técnica Administrativa, por suas atribuições estarem mais próximas da gestão de documentos, e representação do Centro na Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFRB (totalizando 8 servidores entrevistados). Os resultados da pesquisa indicam que não há o estabelecimento de práticas, relacionados a produção, utilização e destinação dos documentos que garantam a organização e preservação dos arquivos, apontando os desafios que o CETEC/UFRB precisa enfrentar para gerenciar e preservar seu acervo documental. A realização da pesquisa possibilitou a criação do Manual de Gestão de Documentos do CETEC/UFRB.

Texto completo disponível em: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/554