Examina se as funções arquivísticas realizadas na Universidade Federal de Viçosa (UFV) refletem os procedimentos de gestão de documentos que a teoria arquivística preconiza. Considera que a gestão de documentos pode ser premissa para o alcance dos princípios da administração pública, sobretudo, a eficiência. Contextualiza a evolução do conceito de gestão de documentos na área da Arquivologia, apontando a importância das principais funções arquivísticas – classificação e avaliação. Apresenta um panorama sobre a forma de organização do Estado brasileiro, seu regime de Governo e suas principais características olíticoorganizacionais. Expõe as particularidades da administração pública no Brasil e reflete sobre as estratégias gerenciais que as universidades operacionalizam para atingir seus objetivos institucionais. Estuda os aspectos gerais da UFV, com ênfase na estrutura orgânico-funcional, identificando e caracterizando seus serviços arquivísticos. Analisa os dados coletados com a aplicação de um questionário visando identificar as características dos serviços de arquivo e setores administrativos da UFV quanto à operacionalização dos procedimentos de gestão de documentos. Propõe recomendações gerais direcionadas a restruturação dos arquivos e a implantação de um programa de gestão de documentos.
Texto completo disponível em: http://hdl.handle.net/unirio/10963