EXPERIÊNCIAS ARQUIVÍSTICAS E A DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS NA PARAÍBA- BRASIL (2017)

Francisco Sávio da Silva

A digitalização facilita o acesso a documentos em formato digital, tanto por pesquisadores como pela sociedade civil. Essa estratégia de difusão e democratização da informação é também uma forma de preservação. A partir destas perspectivas, apresentamos resultados de dois projetos de extensão realizados em parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), da Universidade Federal da Paraíba, Brasil; Vanderbilt University, Estados Unidos; e, British Library, Inglaterra. EAP 627 – Documentos ameaçados: digitalização de fontes secular e eclesiástica dos séculos XVII ao XIX em São João do Cariri e João Pessoa, Paraíba, Brasil; e, EAP 853: Documentos ameaçados: Criando um Arquivo Digital do século XVIII e XIX de registros criminais e de notas, em Mamanguape, São João do Cariri, e João Pessoa, Paraíba, Brasil, digitalizaram fontes eclesiástica, notarial e criminal dos séculos XVII ao XX, no estado da Paraíba. Quanto ao processo metodológico, essa pesquisa se caracteriza de natureza bibliográfica, realizando um estudo de caso, ao envolver uma observação mais focada em dois projetos de extensão, assim como também uma pesquisa de cunho exploratório, e como campo de pesquisa utilizaremos arquivos em São João do Cariri, Mamanguape e João Pessoa. Como resultado, além da criação de um acervo digital com mais de 230 mil imagens, contribuem como recurso metodológico, necessário para um ensino mais dinâmico e interativo entre o aluno e o conhecimento direto que o documento proporciona, permitindo que o discente desenvolva sua capacidade de formular suas próprias opiniões, construindo assim, seus posicionamentos críticos diante do conhecimento, gerando uma consciência coletiva sobre a importância dos documentos na construção de sua história e identidade, e que sua preservação é fundamental para que cada vez mais busquemos uma formação crítica e cidadã.

Texto completo disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26296