ARQUIVO UNIVERSITÁRIO: preservação e acesso ao patrimônio documental arquivístico da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Elisangela Gorete Fantinel

Fundada em 1969, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG destaca-se no cenário das instituições de ensino superior, pela produção, organização e disseminação do conhecimento voltado para o ecossistema costeiro e oceânico. Na sua gestão administrativa e educacional são produzidos documentos de expressivo valor para a Universidade, pois estes revelam a sua trajetória de consolidação no âmbito regional e nacional, justificando-se a realização dessa pesquisa que tem como objetivo: identificar e descrever as atas de reunião do Conselho Universitário (CONSUN) da FURG, no período de 1970 a 1995, de acordo com as normas arquivísticas, utilizando recursos tecnológicos, visando preservar a memória institucional e promover a difusão e o acesso ao patrimônio documental. As atas, produzidas pelo órgão deliberativo máximo da Universidade, o CONSUN, registram parte da história institucional e, pelo seu valor secundário, devem ser preservadas permanentemente. No referencial teórico foram abordadas as temáticas: memória, patrimônio cultural e documental, o arquivo como lugar de memória, e o papel do arquivo universitário nesse contexto. Ao longo do trabalho, consideraram-se os fundamentos arquivísticos, seus princípios, funções, a digitalização e recursos tecnológicos, para proceder a preservação, descrição e a construção de instrumentos de pesquisa e, por fim, abordou-se o cenário nacional das políticas arquivísticas. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva, qualitativa. No que tange aos instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a observação direta, a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Considerando a proposição do trabalho, foi possível avaliar, identificar, e definir, à luz da teoria arquivística, a constituição do fundo de arquivo FURG, elaborar a representação do seu quadro de arranjo e propor os níveis de descrição arquivística; diante da realidade do acervo implementou-se uma metodologia para assegurar a conservação preventiva das atas, que culminou no tratamento arquivístico e no seu recolhimento à Coordenação do Arquivo Geral; definiu-se e implementou-se a digitalização como uma estratégia de preservação das atas em suporte papel, considerando que o seu acesso poderá ser feito por meio de representantes digitais; avaliou-se uma plataforma institucional de descrição e acesso e implementou-se no âmbito da FURG o software AtoM; descreveu-se o patrimônio documental, tendo como fundamento as normas arquivísticas internacionais. A partir da descrição multinível compartilhou-se as informações e o acervo via AtoM, e elaborou-se os instrumentos arquivísticos de pesquisa, o guia, inventário e o catálogo permitindo, assim, a difusão e o acesso ao patrimônio documental que registra a história da construção político-administrativa e educacional da FURG.

Texto completo disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/14213/DIS_PPGPC_2017_FANTINEL_ELISANGELA.pdf?sequence=1&isAllowed=y