Luize Daiane dos Santos Ziegelmann
O objetivo geral desta pesquisa, primou em analisar a competência do Arquivista e do estudante em formação em suas práticas profissionais e sua relação com o mercado de trabalho. Com efeito, os objetivos específicos foram: verificar a competência do arquivista, considerando sua formação acadêmica e atuação profissional; examinar a competência do estudante em formação em suas práticas de estágio; relacionar a competência do arquivista, do estudante em formação e o Currículo do Curso de graduação em Arquivologia da UFSC. O estudo do ponto de vista da sua natureza caracteriza-se como pesquisa básica, com abordagem qualitativa e quanto aos objetivos é exploratória e descritiva. Em relação aos meios utilizados a dissertação é bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada através da revisão da literatura nas bases de dados de interesse para Ciência da Informação, pesquisa documental e análise dos Termos de Compromisso de Estágio; Projeto Pedagógico e na Matriz Curricular do Curso de Arquivologia da UFSC. Dos resultados destacamos as principais competências relacionadas ao arquivista: competência arquivística; de comunicação e expressão; de metadados; de tecnologia da informação; ética; gerencial; organizacional; curadoria digital; profissional; social e política; técnica; técnico-científica; técnico-operacional; relativas à gestão e à organização. No tocante a competência do estudante em formação, aspectos do perfil do estagiário fizeram a diferença no somatório final dos dados, a identificação das atividades desenvolvidas em ambiente de estágio e a competência técnica na execução das atividades, foram essenciais para análise e contextualização com o Curso de arquivologia da UFSC. Deste cenário, comparativo foi possível a ênfase na formação universitária do arquivista, sua relevância, o alinhamento da teoria com as metodologias arquivística e a prática. A atuação do profissional da informação, frente ao contexto contemporâneo, impõe formação acadêmica atualizada alinhada aos desafios do campo científico e transformações sociais. Os programas de ensino dos cursos de arquivologia necessitam incorporar na construção e execução do currículo, formação curricular que prepara o profissional para o exercício futuro, ou seja, sua empregabilidade.
Texto completo disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/227080/PCIN0264-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y