O Projeto tem como objetivo propor a implantação de uma Gestão de Documentos na Gestão Educacional do Instituto Federal Baiano, criando um Processo de Gestão Integrada de Arquivos e Protocolos para gerenciar a informação dos documentos de forma mais ampla, controlando sobre a decisão de o quê e como fazer com a informação para que ela seja utilizada de forma eficiente pela instituição durante os processos decisórios, garantindo qualidade, confiabilidade e agilidade na sua obtenção e utilização. Na sua estrutura organizacional o IF Baiano gera e recebe uma grande massa documental que precisa ser organizada a fim de torná-la efetivamente uma fonte de informação de qualidade para a historiografia e para subsidiar os gestores na tomada de decisão. A proposta de criação do Processo de Gestão tem a finalidade de implementar um gerenciamento de arquivos fundamentado na legislação e em princípios e técnicas da arquivologia associados à utilização de recursos das tecnologias de informação e comunicação. Espera-se com esse Processo gerar benefícios tanto para setores administrativos quanto para os setores acadêmicos, além de criar os arquivos históricos que poderão ser utilizados como fonte de pesquisa para toda comunidade acadêmica.