PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ARQUIVOLOGIA: análise da produção científica arquivística docente nos cursos de Arquivologia da UNIRIO, UFSM e da UFF (2012)

Leandro Coelho de Aguiar

Esta pesquisa tem a finalidade de analisar a produção científica do atual corpo docente dos três mais antigos cursos de Arquivologia do país: da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (RJ), da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e da Universidade Federal Fluminense (RJ). Trata-se de um universo de 35 docentes que, amparados pela estruturas das universidades, por instrumentos do Estado, contribuem na constituição de um ambiente propício ao crescimento do saber arquivístico no Brasil. Pretende-se mapear e caracterizar a produção desses docentes, identificando os respectivos projetos de pesquisas, trabalhos apresentados e publicados, identificando e analisando o tipo de publicação, mudanças e tendências dentro do período de cinco anos (2008 a 2012). A hipótese deste trabalho é a de que o grau de cientificidade da Arquivologia está ligado à divulgação da pesquisa cientifica. Nesse sentido a produção dos docentes da área tem relevância especial por ser produto de profissionais acadêmicos envolvidos com a Arquivologia. As fontes principais serão os currículos dos docentes disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq.

Texto completo disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/9337/TCC%20versao%20final%20Leandro%20Coelho%20de%20Aguiar%2010714037.pdf?sequence=1&isAllowed=y