A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA TEORIA ARQUIVÍSTICA (2015)

Mariana Lousada

Este estudo tem como proposição a identificação e análise crítica das correntes teóricas que compõem o pensamento arquivístico, buscando discutir o desenvolvimento histórico e epistemológico de tais correntes, por meio da comparação e confronto de seus conceitos principais para assim compreender e tecer relações com a Mediação da Informação. Haja vista que não há incidência de estudos que relacionem a Mediação da Informação sob a perspectiva dos fundamentos da teoria Arquivística e da Ciência da Informação na literatura brasileira. Sendo assim, a questão problema é: Como a mediação da informação é compreendida nas correntes teóricas arquivísticas? Destaca-se que a problemática abordada também envolve questionamentos complementares como: A teoria Arquivística oferece fundamentos consolidados que possam subsidiar discussões relacionadas à Mediação da Informação? Quais são as correntes teóricas que consideram relevante a mediação da informação? A metodologia adotada está fundamentada em uma abordagem epistemológica, ou seja, análise conceitual dos aspectos envolvidos objetivando contribuir à melhor compreensão do tema. O desenvolvimento e a consolidação da teoria arquivística podem ser considerados recentes quando comparado a outras ciências também de caráter social, isto se deve em grande parte, pelo fato de ter sido fundamentada em um conjunto de práticas profissionais bastante específicas – a organização e gestão de arquivos. Portanto, considera-se que discussões teóricas são fundamentais para o seu amadurecimento, pois visam suprir lacunas conceituais. Considera-se a partir das análises realizadas que há uma ausência de discussões, no entanto é nítido que a Mediação da Informação encontra-se presente em diversos momentos das práticas profissionais arquivísticas, desde a produção destinação final dos documentos e concretiza-se no momento do acesso do usuário.

Texto completo disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/124379/000838461.pdf?sequence=1&isAllowed=y

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