Este trabalho tem como tema o ensino sobre preservação no Brasil. Seu objeto
de análise são as ementas das disciplinas curriculares que tratam sobre
preservação nos cursos brasileiros de graduação em Arquivologia,
Biblioteconomia, Museologia e de pós-graduação em Ciência da Informação.
Objetiva analisar o que é, como é e para que fins a preservação é ensinada
nesses cursos, visando refletir sobre a possibilidade de conteúdos comuns que
os atualizem no âmbito da preservação, sem desconsiderar suas respectivas
particularidades disciplinares. Tem como premissa que a conservação
preventiva e a gestão de riscos abarcam conteúdos fundamentais para a
formação dos profissionais destas quatro disciplinas científicas, ao
direcionarem os saberes e os fazeres do e da estudante para perspectivas
preventivas, gerenciais, holísticas e metodologicamente eficazes. Tem como
hipótese que o ensino de preservação nos cursos brasileiros de Arquivologia,
Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação encontra-se desalinhado
à perspectiva holística, gerencial e preventiva, que conjuga a conservação
preventiva à gestão de riscos. Numa abordagem teórico-metodológica quantiqualitativa, desenvolve-se mediante uma revisão de literatura, seguida de uma
coleta de dados em registros institucionais, via Internet. O universo de análise
compõe-se das ementas das disciplinas curriculares voltadas à preservação,
de todos os cursos brasileiros supracitados. Após a análise dos currículos de
129 cursos ativos encontrados, os resultados apontam para a relevância da
conservação preventiva e da capilaridade da metodologia de gestão de riscos
para o direcionamento do ensino de preservação, tendo em vista uma
perspectiva preventiva, gerencial, holística e eficaz, e não restando dúvidas de
que esta deva ser a tônica atual.
Texto completo disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1162/1/0%20-%20TESE%20-%20PPGCI-IBITC%20-%20%5bBRUNO%20F%20LEITE%5d%20-%20%28vFINAL%20-%20p%c3%b3s%20defesa%29%20Para%20dap%c3%b3sito.pdf