A CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS FOTOGRÁFICOS: um estudo em arquivos, bibliotecas e museus (2012)

Ana Cristina de Albuquerque

O documento fotográfico, através de processos de tratamento tanto de seus
elementos formais quanto temáticos, torna-se uma importante fonte de pesquisa,
representando uma possibilidade de conhecer diferentes realidades socioculturais.
O contexto onde se inserem e a ordem que lhes é dada podem influenciar no
entendimento e uso de seus atributos e foi essa tensão o que procuramos
apreender no âmbito de sua classificação, atividade que permite ao documento
passar posteriormente às fases que completam seu tratamento em uma unidade
informacional. Partimos da premissa de que mesmo com as discussões e
pesquisas acerca do documento fotográfico, ainda podemos verificar constantes
dúvidas que impõe desafios aos profissionais e pesquisadores atuantes na área
de Ciência da Informação. Estas dúvidas se refletem no modo em que o
pesquisador de imagens irá recuperar uma fotografia e as informações contidas
nesta. Desse modo, primeiramente realizamos um estudo conceitual do termo
classificação e de como este pode ser compreendido na ciência e em arquivos,
bibliotecas e museus delineando como os caminhos deste termo influenciaram e
participaram do processo de consolidação de cada um destes campos. Para tanto,
realizamos uma pesquisa primeiramente bibliográfica e posteriormente
exploratória no Arquivo Público do Estado de São Paulo, SP, Biblioteca Mario de
Andrade, SP e no Museu Paulista, SP, para verificar os processos de classificação
nestas instituições. Baseados na observação feita em cada instituição e no
levantamento de documentos e manuais utilizados por estas, construímos nossa
discussão com base no preceito de que todas as normas vigentes em arquivos,
bibliotecas e museus podem englobar objetos tão singulares como os documentos
fotográficos. Procuramos enfatizar a existência de princípios próprios, específicos
a cada área, devido à função da instituição, sua relação com a sociedade e com o
suporte informacional, mas também mostrar que há analogamente em cada um
dos campos, a necessidade de conhecimentos que contemplem uma maior
familiarização com os preceitos de cada um, pois as três instituições têm
semelhanças entre si. Cada acervo traz consigo problemas genéricos e
específicos a cada um dos campos a que se filia e é nesse contexto que a Ciência
da Informação pode contribuir com discussões de cunho conceitual que resultam
na compreensão e na consolidação de bases teóricas à problemática da
classificação em relação ao documento fotográfico.

Texto completo disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103378/albuquerque_ac_dr_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Deixe um comentário