LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA: Investigando as Fronteiras do Projeto SESA (2014 – Atual)

Eliete Correia dos Santos – coordenadora / Suerde Miranda de Oliveira Brito

O projeto “Linguagem, cultura e memória: investigando as fronteiras do Projeto SESA” aborda sobre a temática de um multi(letramento) necessário para a formação dos discentes de arquivologia e/ou ciência da informação, é a continuação da pesquisa realizada no curso de Arquivologia e ampliada, a partir de 2014, a três universidades portuguesas: Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto. Desenvolvemos um projeto piloto de ensino de gêneros acadêmicos o qual tornou-se objeto de estudo do nosso doutorado, com o intuito de preparar os alunos na futura produção de suas monografias e trabalhos acadêmicos, nas disciplinas de Metodologia Científica e Oficina de Texto II do segundo período do curso de Arquivologia da UEPB, entre 2007.2 e 2010, esse projeto piloto interdisciplinar, doravante Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), buscou inseri-los no universo acadêmico e incentivá-los a participar da iniciação científica na área de Arquivologia. O objetivo geral deste projeto é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos, vivenciada na Universidade Estadual da Paraíba, Universidade do Porto-PT, Universidade de Coimbra-PT, Universidade Politécnico do Porto-PT à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas, ao discurso de outrem na fronteira da interação verbal e ao próprio ato responsável na universidade e na vida. Os objetivos específicos são: 1. Investigar a escrita dos gêneros acadêmicos nos cursos de Arquivologia da UEPB, de Ciência da Informação da UP, UC e IPP. 2. Expor os princípios de linguagem que nortearam a proposta de ensino à luz das ideias de Bakhtin e do Círculo; 3. Analisar a aplicabilidade das diretrizes de ensino do projeto SESA; 4. Discutir sobre o conceito de cultura e memória acadêmica e as exigências normativas de escrita de um texto acadêmico; 5. Analisar a participação dos alunos no AVA, plataforma Moodle; 6. Investigar os gêneros blog, fóruns, entre outros com os quais os alunos terão acesso; 7. Analisar a organização de gêneros acadêmicos na modalidade oral .realizada pelos discentes . O objeto de pesquisa ? o ensino de gêneros acadêmicos no curso de Arquivologia e Ciência da Informação ? conjuga ações de natureza linguística, pedagógica e de Ciência da Informação. Dadas as várias faces do objeto, acreditamos que é preciso olhá-lo de forma interdisciplinar.