PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO DOCUMENTAL: digitalização e microfilmagem do arquivo de prontuários de pacientes do antigo Hospital Universitário de Santa Maria-Setor Centro (HUSC) (2013-2017)

Jorge Alberto Soares Cruz

O objetivo deste projeto é apresentar uma proposta de digitalização e microfilmagem dos Prontuários de Pacientes (PP), do antigo Hospital Universitário de Santa Maria, setor centro (HUSC-UFSM). Justifica-se este trabalho, porque o PP consiste em um conjunto de informações, onde consta o histórico clínico de cada paciente. Em 1982, com a transferência do antigo HU para o campus da UFSM, iniciou-se um novo arquivo médico. Alguns prontuários do antigo hospital foram, indexados ao novo arquivo, porem, volume considerável de pastas permaneceu no fundo documental do HUSC. Constata-se que após 30 anos de sua transferência, a documentação necessita de um tratamento arquivístico, para que pacientes e pesquisadores tenham acesso a estas informações. O acervo, encontra-se em estado critico, sem nenhum cuidado com sua integridade física. Estes documentos também são considerado patrimônio documental do paciente e da instituição que a gerou. Justifica-se a microfilmagem, em razão desta tecnologia ser a única mídia para substituição do arquivo de papel que possui amparo legal, para a solução de problemas com segurança, e tratamento da informação. A digitalização deste acervo, justifica-se em razão que esta metodologia proporciona o acesso e à difusão dos acervos arquivísticos, contribuindo para a sua preservação. Inicialmente será realizada a higienização dos documentos, para que em seguida sejam microfilmados e digitalizados obedecendo a legislação vigente. Como resultado, espera-se resgatar as informações contidas neste acervo, disponibilizando para pacientes e pesquisadores bem como ampliar a pesquisa na área da Ciência da Informação (arquivologia), tecnologia da informação, patrimônio cultural.