O PAPEL TEÓRICO DA ÉCOLE NATIONALE DES CHARTES NA CONSTITUIÇÃO DA DIPLOMÁTICA CONTEMPORÂNEA (2016-2017)

Natália Bolfarini Tognoli – Coordenador / Daniel Martínez-Avila / Ana Célia Rodrigues / Angélica Alves da Cunha Marques

Nos últimos trinta anos a Arquivística tem se beneficiado sobremaneira dos estudos da Diplomática, tanto no que tange ao seu método, quanto em suas definições. No entanto, apesar desses estudos serem considerados recentes, a identificação da Diplomática com a Arquivística a partir do objeto de estudo de ambas o documento de arquivo parte dos teóricos franceses Georges Tessier, entre 1930 e 1950, e Robert-Henri Bautier, na década de 1960, no âmbito da École Nationales de Chartes, em Paris. Apesar dessa clara influência da École Nationale des Chartes no que se ocasionou chamar de Diplomática contemporânea, haja vista sua abordagem ampliadora do objeto de estudo da disciplina verificou-se a falta de delimitação da contribuição da escola francesa. Neste contexto, esse projeto tem como objetivo caracterizar a contribuição teórica da École Nationale des Chartes na constituição da Diplomática Contemporânea..