CONSERVAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DOS MANUSCRITOS DAS COLÔNIAS DE BLUMENAU, TERESÓPOLIS E SANTA ISABEL SO SÉCULO XIX (2020 – Atual)

Aline Carmes Krüger

O setor de obras raras da BU/UFSC detém em seu patrimônio um acervo documental de manuscritos ainda inéditos no que diz respeito a sua transcrição e disseminação. Os manuscritos que serão tratados neste projeto pertencem ao acervo de correspondências das colônias alemãs de Blumenau, Teresópolis e Santa Teresa, do Estado de Santa Catarina, do século XIX. A conservação, transcrição paleográfica e digitalização dos manuscritos das colônias têm como objetivo restabelecer o material dos danos já ocorridos e disponibiliza-lo por meio da transcrição e digitalização para pesquisa. A necessidade de priorizar estes manuscritos neste projeto se deve a não catalogação dos mesmos, à fragilidade dos suportes empregados, às evidências da necessidade de prevenir e deter as ações degenerativas, a demanda de consulta por parte de pesquisadores e ao ótimo resultado obtido com o projeto de extensão número 201816573. O primeiro passo para a realização da análise paleográfica será a transcrição dos manuscritos, que será realizada linha a linha, seguindo as estruturas existentes no documento, e fará uso das Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos. Para que seja possível o uso dos documentos no futuro, é necessário que se realize ações de conservação. Deste modo, a conservação contemplará exame detalhado do estado de conservação dos documentos, higienização, pequenos reparos e acondicionamento. A digitalização será realizada em parceria com o Arquivo Central da UFSC. O processo de digitalização atenderá a legislação vigente e as diretrizes e normas do Arquivo Nacional/Conarq. O setor de obras raras da BU/UFSC orientará o processo de indexação e disponibilização do arquivo digital em PDF/A no Repositório Institucional da UFSC, na coleção ?ACOM ? Acervo Catarinense de Originais Manuscritos”. O trabalho de conservação, transcrição e digitalização destes manuscritos está permitindo um melhor acesso e interpretação dos mesmos para os pesquisadores e proporcionando aos discentes conhecer, antes de tudo, a história, a língua e a forma de escrita na época da inscrição, além do exercício das práticas de conservação, transcrição paleográfica e digitalização. A extensão neste projeto tem caráter educativo no sentido de tornar os discentes aptos a utilizarem o conhecimento adquirido em sala de aula em suas futuras atividades profissionais.

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