DESEMPENHO ACADÊMICO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA DA UFES (2017-Atual)

Margarete Farias de Moraes

O cenário brasileiro da Educação Superior enfrenta problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Sem dúvida, o grande objetivo dos educadores é que esse processo de ensino e aprendizagem melhore de forma contínua. Em qualquer processo, para verificar se houve melhorias, é necessário instrumentos de medição e avaliação, como também que se estabeleçam ações preventivas e corretivas a fim de tratar os inúmeros problemas que se apresentam. Sendo assim, o objetivo geral deste projeto é avaliar o Desempenho Acadêmico do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo, buscando desenvolver um modelo de avaliação contínuo com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Essa avaliação perpassa os alunos, como também qualquer assunto pertinente ao curso, tal como a avaliação de sua matriz curricular. Em relação aos alunos, o objetivo do projeto é avaliar o desempenho acadêmico utilizando-se de um instrumento de pesquisa baseado em simulados que contenham questões de conteúdo específico, definidas de acordo com os conteúdos estudados em cada período letivo do curso, como também de questões de raciocínio lógico e interpretação de texto. Além disso, paralelamente, também serão aplicados questionários para identificar o perfil sociocultural dos alunos, hábitos de leitura etc. Em relação ao curso, o projeto visa acompanhar a implantação de um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC), que se dará no segundo semestre de 2017, e que incluirá novas disciplinas importantes no contexto atual da Arquivologia, tais como Documentos Eletrônicos Digitais, Preservação Digital e Repositórios Digitais. Dessa forma, também será objetivo do projeto o estudo de assuntos relacionados a estas disciplinas, incluindo o uso de softwares livres importantes na área e utilizados pela comunidade internacional. Também está no escopo do projeto definir ações preventivas e corretivas com base nos resultados obtidos criando, assim, um ciclo iterativo de coleta de dados, avaliação dos resultados e tomada de ações (preventivas ou corretivas), com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico do curso como um todo.