A Base de Dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras foi desenvolvida em 2021 e é resultado da proposta sugerida na Tese de Doutorado da Profª Drª Maria Meriane Vieira Rocha, tendo como objetivo disseminar as pesquisas que foram finalizadas e aquelas que estão sendo desenvolvidas sobre temáticas arquivísticas (Projetos de pesquisas, Projetos de extensão, Teses, Dissertações e Monografias) por docentes dos Cursos de Arquivologia brasileiros, ou seja, dos atores sociais que fazem parte dos 16 cursos de graduação em Arquivologia em instituições públicas.
Com o intuito de ampliar a PAB, decidiu-se que as pesquisas dos Arquivistas de Instituições diversas do Brasil, também farão parte da Base, com o mesmo objetivo de disseminar suas pesquisas com temáticas Arquivísticas. Estas adições iniciaram em julho de 2022, caso você tenha alguma pesquisa que ainda não está disponível aqui envie-nos uma mensagem.
Assim, docentes, discentes, pesquisadores e pesquisadores em formação terão um espaço específico para organizar essas informações, de forma que a pesquisa seja realizada em bloco, por universidade e por ator social, evitando uma pesquisa de forma individualizada, como ocorre na Plataforma Lattes.
As líderes da base são as professoras Drª Maria Meriane Vieira Rocha (Lattes e ORCiD) e Msª Adelaide Helena Targino Casimiro (Lattes e ORCiD).
Nossa identidade visual, o mapa ilustrado acima, tem o intuito de representar os Estados brasileiros que possuem cursos de Bacharelado em Arquivologia, 17 no total, em especial os de instituições públicas que somam 16. Dá ênfase às conexões que existem entre os atores sociais dos referidos cursos.
Redes sociais do cursos de Arquivologia brasileiros: