O Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFPB tem por objetivo preparar economistas com uma sólida formação geral, capazes de atuar em diferentes setores da sociedade, de acordo com os seguintes princípios:
Mercado de Trabalho
» Planejamento
O ato de planejar é característica do Economista. Ele pode elaborar um plano econômico,
um programa de governo com objetivos sócio-econômicos bem definidos. Planejar a longo
prazo é necessário para garantir o crescimento econômico e a inclusão social.
» Elaboração de Viabilidade Econômica de Projetos
Cabe ao economista a elaboração de viabilidade econômico-financeira de projetos de financiamento, de implantação, de ampliação de empresas ou instituições governamentais.
» Mercado Financeiro
Atuar em bancos, corretoras de seguros, distribuidoras e bolsas de valores. Acompanhando a conjuntura econômica, realizando estudos de mercado, como também elaboração de orçamentos e de investimentos.
» Assessoria de Projetos Agro-Industriais/Agrobusiness
Efetua análises de competitividade, oportunidade agro-industriais, definição dos custos e preços, produção agrícola e outros.
» Desenvolvimento de Projetos de Infra-Estrutura
Consiste na elaboração de estudos, implantação de produtos, pré-diagnóstico de gestão empresarial e avaliação da relação entre cliente e empresa. Avalia projetos na área de infra-estrutura, social, econômica,ambiental e de serviços.
» Orçamento
Atua tanto na área pública quanto na iniciativa privada. Promove a elaboração e acompanhamento financeiro, como também nos gastos/custos como serviços e produtos.
» Arbitragem
Na arbitragem, o Economista indica a solução que possibilita resolver controvérsias de natureza econômica ou conflitos de qualquer ordem que envolva bens patrimoniais disponíveis, inclusive no recálculo de contratos tanto de pessoas fisicas como juridicas
» Meio de Comunicação
Jornais, revistas, rádios, emissoras de televisão necessitam de profissionais atualizados, que
acompanhem e saibam interpretar as mudanças econômicas no município, no Estado, no
País e no mundo, e que possam traduzi-las numa linguagem acessível à população em geral.
» Consultoria em Fusão, Aquisição e Incorporação
O economista pode avaliar economicamente os empreendimentos, compreendendo a análise dos ativos e passivos, da rentabilidade, das perspectivas de lucros futuros como também fluxo de caixa da organização.
» Estudo de Orientação e Viabilidade Econômica de Novas Empresas
Aqui o economista faz o planejamento e estruturação organizacional, desenvolvimento de projetos de financiamentos, pareceres técnico-judiciais e estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos em geral.
» Economia de Empresas
Nas empresas, o economista pode desenvolver estudos e análises em duas áreas: macroeconomia (aspectos gerais da economia que afetam a empresa) e microeconomia (questões específicas da empresa), compreendendo a conjuntura econômica, o ambiente de negócios, estudos financeiros, mercado e outros.
» Perícia
Desenvolver atividades de cálculo de processos judiciais, tanto através de nomeação pela autoridade judiciária quanto ao requisitado pelas partes como assistente técnico.
» Consultoria e Assessoria
O economista poderá prestar assessoria e consultoria em questões como gestão e análise econômica, planejamento estratégico, estudos e pesquisas de mercado, projetos econômicos e financeiros e organização em geral.
» Comércio Exterior
O profissional nesta área trabalha tanto para o governo quanto para empresas privadas, como exportadoras, bancos, indústrias, dentre outras, através de diagnósticos econômicos, gráficos comparativos com outras economias, identificação de áreas para investimentos e comércio e descobrindo oportunidades de investimentos e de exportações.
» Elaboração de Estudos Mercadológicos
Elaborar estudo de mercado e de comercialização, dimensionando a oferta e a procura, ou analisando meios rentáveis para venda dos bens e serviços.
» Professor
Os economistas estão aptos a lecionar disciplinas na área econômico-financeira, relativa a sua grade curricular do curso de graduação, de pós-graduação ou doutorado.
» Setor Público
A necessidade do setor público de atuar sempre com a visão macroeconômica concentra grande parte dos economistas nesta área, tanto a nível Federal, Estadual e Municipal.
» Analise de Conjuntura Economica e Pesquisa
Abordam os grandes agregados econômicos que explicam o funcionamento da economia, seus cenários e suas tendências, dentre estes, a renda nacional, os produtos internos bruto e líquido, os agentes econômicos, as demandas e ofertas globais, os investimetnos e a formação de poupança racional.
» Entidades de Classe
Atuar em sindicatos, associações, federações, confederações, conselhos e outras entidades, tanto de empregados como de empregadores.
» Diversas Assessorias Economicas
Trabalhando com assessorias econômicas diversas, o economista analisa e propõe medidas econômico-financeiras redirecionadas, tanto em órgãos públicos, empresas e/ou outras instituições.
» Outras Areas
Outras possibilidades de atuação seriam como diretor, gerente, assessor, controller, executivo, empresário, empreendedor, perito, analista entre outros.