Diferenciais
A Graduação em Administração - GADM é um dos principais espaços de formação em Administração da Paraíba e do Nordeste. Fundado em 1963, a GADM já conta com mais de 50 anos de formação de quadros gerenciais para os setores público, social e empresarial.
A Graduação tem um protagonismo regional e nacional bem estabelecido, tanto por ter sido um dos primeiros do Brasil quanto por ter integração plena com a pós-graduação em Administração que, também, é um dos principais centros de formação avançada em Administração do Brasil.
Fazer parte da GADM é estar imerso em uma forte tradição de formação em Administração, o que se vê no dia a dia nos espaços de interação, nos projetos institucionais, na dinâmica estudantil, no desenvolvimento da formação regular (das disciplinas) e complementar (de cursos de extensão, seminários, debates etc.). Destacamos ainda os seguintes diferenciais:
- Titulação do corpo docente: em torno de 80% dos docentes que atuam na GADM têm titulação de doutorado, e praticamente 100% possui titulação de mestre ou doutor;
- Currículo atualizado: o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é objeto de atualização continuada, com revisões periódicas e sempre direcionadas a adequar o Curso às demandas profissionais e acadêmicas da formação do(a) administrador(a);
- Reputação perante a sociedade: a GADM é o curso de maior reputação na sociedade paraibana, dada sua larga contribuição e referencial de qualidade na formação em Administração;
- Atualização continuada das práticas docentes: boa parte dos professores da GADM participa de ações de atualização docente, a partir de projetos de formação do Observatório de Pesquisa e Prática em Administração (OPPA), da participação de eventos acadêmicos diversos e do debate aberto sobre melhores práticas educacionais;
- Articulação com a pós-graduação: como relatado, a UFPB tem um dos principais programas de pós-graduação em Administração do Brasil (o PPGA/UFPB), e praticamente todos os professores do PPGA atuam como docentes de disciplinas regulares ou desenvolvem projetos com estudantes da GADM, incluindo ações de iniciação científica, monitoria, extensão, projetos e grupos de pesquisa etc. É por essa razão que uma boa quantidade dos estudantes do PPGA são egressos da GADM, que foram motivados pela interação permanente entre esses dois espaços de formação;
- Atuação estudantil ativa: os estudantes da GADM têm um protagonismo próprio, com forte vinculação com a coordenação e com os docentes do curso, mas com sua autonomia e seus próprios projetos, como ocorre na Empresa Júnior de Administração (EJA) e no Centro Acadêmico de Administração CAAD.