Histórico
O ensino de Administração na Paraíba teve início em 23 de junho de 1963, quando foi aprovada a criação do Curso de Administração Pública na UFPB, conforme Ata da 4ª Sessão Extraordinária do Conselho Universitário - CONSUNI. O reconhecimento do referido curso, que naquela época funcionava na antiga Faculdade de Ciências Econômicas - FACE, em João Pessoa, efetiva-se com o Decreto nº 63.584 de 11 de novembro de 1968, da Câmara Federal.
Originalmente o curso de Administração da UFPB seguiu a mesma filosofia que até os anos sessenta norteou os centros formadores de pessoal: o compromisso de formar quadros de pessoal para a burocracia estatal, daí a ênfase em ser um Curso de Administração Pública.
Quanto ao currículo adotado pelo Curso de Administração Pública, nos primeiros anos de funcionamento tomou-se como referência o currículo adotado pela EBAP-FGV. Em 1965, a Lei Federal nº 4.769 definiu os direitos, as prerrogativas e os deveres inerentes ao desempenho profissional do Administrador. Esta lei foi regulamentada nos seus detalhes exegéticos pelo Decreto nº 61.934/67.
Regulamentada a profissão por esta legislação, o Conselho Federal de Educação fixou o currículo mínimo para o Curso de Administração e, tivemos em 1971 a fixação da estrutura do 1º Ciclo Geral de Estudos, sua duração mínima e a estrutura curricular do curso. A esta Resolução temos outras nos anos de 1973 e 1974 que complementam e introduzem aspectos que se fazem necessários ao aperfeiçoamento do Curso de Administração.
Pela Resolução nº 12/73 foi criado o Centro de Ciências Sociais Aplicada – CCSA, ao qual o Curso de Administração ficou vinculado. Em paralelo, foi criado o Departamento de Administração e Contabilidade, que terão separação definitiva em 1978, desmembramento do Departamento de Administração e do Departamento de Ciências Contábeis. É a Resolução nº 15/74 que, finalmente estabelece a estrutura curricular exclusiva do Curso de Administração. Este documento acresce mais uma habilitação às duas anteriores, qual seja, a de Administração Hospitalar.
Em 12 de janeiro de 1978, a Portaria nº 02/78 da PRAG, introduz modificações na estrutura curricular do Curso de Administração, e uma nova alteração ocorre 05 de agosto de 1995. Em 2007 teve início um novo projeto de curso, definido pela Resolução N° 57/2007 do CONSEPE/UFPB, veio uma atualização sobre esse projeto no ano de 2011 com as definições da Resolução N° 64/2011 do CONSEPE/UFPB. Em 2016 iniciou-se uma nova reformulação, com fechamento e implementação a partir do ano de 2017.