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Empréstimo domiciliar e Renovação online

por BS CCSA publicado 30/03/2017 17h17, última modificação 12/05/2023 12h32

O acervo da Biblioteca Setorial Berilo Borba é de livre acesso à toda comunidade, porém só poderá realizar o empréstimo domiciliar, usuários com vínculo ativo no SIGAA da UFPB.

Podem realizar empréstimo domiciliar as seguintes categorias de usuário:

 

Categoria de usuário 

Quantidade de livros

Prazo de empréstimo

Aluno de graduação

Aluno de pós-graduação

Servidor técnico-administrativo

até 6 livros

20 dias (renováveis 01 única vez, por mais 20 dias)

Servidor docente

até 10 livros

20 dias (renováveis 01 única vez, por mais 20 dias)

 
  • O acervo destinado ao empréstimo domiciliar compreende os livros  cadastrados no Catálogo Online do Sistema de Bibliotecas com status "Regular" e situação "Disponível";
  • A devolução poderá ser efetivada pelo próprio usuário ou por terceiros, até 15 minutos antes do horário de encerramento do expediente da Biblioteca;
  • A renovação  dos livros poderá ser realizada na biblioteca pessoalmente sem a necessidade de levar o livro que será renovado, ou online pelo SIGAA , basta acessar com seu usuário e senha do SIGAA ir na opção Biblioteca> Empréstimos> renovar meus empréstimos; ou pessoalmente na Biblioteca;
  • O controle da data de devolução é de responsabilidade exclusiva do usuário.  Caso não ocorra qualquer problema de comunicação entre servidores de e-mail, o SIGAA envia uma mensagem quando  estiver próximo do prazo de devolução. Porém, o não recebimento do aviso não implica abono de pagamento da multa por atraso na devolução.

 

Renovação



  • Livros sinalizados no Catálogo Online como "SR"  só são permitidos sairem como empréstimo de até 04 (quatro) horas, tendo em vista a necessidade de mantê-los na biblioteca para consulta local ou fotocópia. Estes livros estão sinalizados no acervo com uma fita vermelha;
  • Materiais sinalizados com "FORA DE EMPRÉSTIMO" não saem da biblioteca por empréstimo (Periódicos, Trabalhos de Conclusão de Curso e livros esgostados que a biblioteca só dispoe de uma exemplar). Estes materiais devem ser solicitado para consulta  local, no balcão de empréstimo;
  • A comunidade externa da UFPB pode utilizar os livros apenas para consulta local, não estando disponíveis para a realização de empréstimo domiciliar.

 

COMO REALIZAR O CADASTRO NA BIBLIOTECA

Para realizar o cadastro para utilização dos serviços no SIB/UFPB, é necessário realizar a subscrição eletrônica do usuário no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no Menu Discente ou Módulo do Servidor – Biblioteca - Cadastrar para Utilizar os Serviços da Biblioteca, devendo o usuário criar uma senha numérica com no mínimo 6 (seis) e no máximo 8 (oito) dígitos;

 

Passo 1 - Fazer login no SIGAA, ir na opção BIBBLIOTECA>CADASTRAR PARA UTILIZAR OS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA

Cadastro biblitoteca 1

 

Passo 2 - Selecionar o vínculo atual. Digitar uma senha, somente números, repetir e por último digitar a senha do seu SIGAA. Clicar em CADASTRAR OU ATUALIZAR SENHA;

 

Cadastro biblitoteca 2.1

 

Passo 3 - Pronto! Sua senha foi criada ou atualizada e você já pode utilizar todos os serviços da Biblioteca no seu SIGAA, inclusive pegar livros emprestados em qualquer Biblioteca do SIBI/UFPB;

 

 

Cadastro biblitoteca 3

 

DEVOLUÇÃO COM ATRASO OU PERDA DO LIVRO 

 

O livro que estiver na conta do usuário será de sua responsabilidade, com as devidas sanções e penalidades previstas no Regulamento do SIBI/UFPB, disponível no site da Biblioteca Central: Serviços> Empréstimo de materiai> Normas de circulação.

 

A devolução fora do prazo implica no pagamento de multa por atraso por item e dia/hora de atraso, dependendo do status de empréstimo do material. O valor da multa é de R$ 0,50 (cinquenta centavos de real) por dia de atraso e por cada livro, e o o pagamento é realizado via Guia de Recolhimento da União (GRU), disponibilizada no próprio SIGAA do usuário, após a devolução do(s) livro(s) em atraso. A GRU não tem data de vencimento, porém o sistema fica suspenso para operações como realização de novos empréstimos, colação de grau e trancamento de curso por exemplo, até que a multa seja quitada. O sistema leva cerca de 48h para reconhecimento do pagamento efetuado. Caso o usuário tenha necessidade breve/ imediata de regularização, entrar em contato com a biblioteca;

 

Os livros com fita vermela  e escrito na etiqueta "SR", tem o valor diferenciado do livro regular, a multa é cobrada por hora.

 O abono de multa somente ocorrerá em casos previstos em lei ou falha no sistema, devidamente comprovado. O abono de multa é considerado renúncia de receita – Dji 14LC-000.101-2000 Responsabilidade na Gestão Pública.

 A perda ou o roubo do livro que estiver sobre responsabilidade do aluno deve ser comunicado imediatamente a coordenação da biblioteca a qual o livro pertence.

 

ALERTAS VIA E-MAIL

 A realização de empréstimos e devoluções é enviada por e-mail, caso não ocorra qualquer problema de comunicação entre servidores de e-mail.

 

Principais alertas enviados por e-mail da Biblioteca

 

Recibo de empréstimo

ao realizar um empréstimo o usuário receberá por e-mail o comprovante com os dados do livro, dia e horário do empréstimo, data da devolucão, entre outras informações.

Alertas de devolução e ou atraso

o SIGAA envia notificações por e-mail avisando a data de devolução do livro 3 dias antes do vencimento e continua enviando avisos diariamente até a devolução do mesmo. Depois do dia de vencimento o alerta é enviado diariamente em forma de cobrança de atraso.

Recibo de devolução do mesmo modo ao devolver um livro, o usuário receberá por e-mail o comprovante de devolução com o dia e horário em que o livro foi devolvido.
Recibo de pagamento de multa

é enviado para o e-mail do aluno o comprovante do pagamento da multa.

 Lembre-se:

  • Seu e-mail  deve estar atualizado na sua conta do SIGAA, para que o mesmo possa receber estes alertas.
  • Confira e salve todos os recibos de empréstimo e devolução. Sugestão: crie um pasta no seu e-mail com o nome 'biblioteca' para salvar esses e-mails.

  • Caso tenha algum problema ou não receba o e-mail com o comprovante, procure imediatamente a biblioteca, ou mande um e-mail relatando o ocorrido, com seu nome completo, CPF e registro do livro.

  • A ausência dos comunicados de alerta emitidos pelo sistema, conforme já informado acima, não exime o usuário de cumprimento dos prazos para renovação e devolução de livros. 

 

CATÁLOGO ONLINE

 

O usuário pode consultar todo nosso acervo bibliográfico, da biblioteca, de casa, realizando consulta por autor, título, assunto, bem como obter informações sobre status do livro (emprestado ou disponível), quantidade de exemplares, além de gerar a referência automática do livro que consultado.

Pesquisa Integrada

Dispomos também da Pesquisa Integrada, onde o usuário pode realizar sua pesquisa em todas as bases de dados da Biblioteca da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.