Departamento de Administração
Optativas
Adminstração de Produção E OPERAÇÕES I: (4 créditos – 60 horas aula)
Objetivos e função da administração de produção. Abordagens para gestão estratégica da produção. Sistemas de produção para empresas diversas. Classificação dos sistemas de produção. Ergonomia e melhoria das condições de segurança e higiene do trabalho. Fluxo de operações e otimização de processos. Melhoramento da produção e desenvolvimento de produto. Fundamentos conceituais da gestão da qualidade. Processo de elaboração do projeto em sistemas de produção.
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES II : (4 créditos – 60 horas aula)
Planejamento e Controle da Produção (PCP). Integração entre PCP e as outras funções gerenciais. Capacidade produtiva de unidades e redes de produção. Just in time e produção enxuta. Controle estatístico do processo. Manutenção produtiva total. Confiabilidade de processos. Ferramentas da gestão da qualidade. Tendências em administração da produção.
ADMINISTRAÇÃO DE Marketing I: (4 créditos – 60 horas aula)
Conceitos, evolução e o ambiente de marketing. O papel do marketing nas organizações e na sociedade. Analise dos mercados consumidores e organizacionais. O composto de marketing: definição da estratégia de produtos/serviços, estratégias de determinação de preço, projeto e gerenciamento de canais de distribuição e da comunicação.
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING II: (4 créditos – 60 horas aula)
Introdução à pesquisa de marketing. Sistema de informação de marketing. Inteligência de marketing. Pesquisa de marketing. Planejamento de marketing. Estratégia de marketing. Marketing global, social, societal. Novas abordagens em marketing.